Voltar - Compilado por Beraldo Lopes Figueiredo   - Voltar ao Menu  

Página Principal

05.12 -  CHACRAS ETÉRICOS E SEUS RELACIONAMENTOS FÍSICOS

DR SÉRGIO FELIPE DE OLIVEIRA, médico formado pela faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, vem realizando um profundo estudo de estrutura da glândula pineal humana, tese que validou seu mestrado, devidamente aprovado pelo instituto de Ciências Biomédicas na área de concentração de neurociências.

Médico clínico em seu consultório Pineal Mind Instituto de Saúde. Em entrevista para Revista Espiritismo & Ciências, falou além da Pineal sobre os Chacras:

 

Os chacras correspondem ao entroncamento eletromagnético próprio dos plexos nervosos; esses últimos irradiam eletricidade e ela está associada a um chacra que nada mais é que um centro de força. Existem milhares de chacras, mas os principais estão associados ao sistema nervoso.

O sistema nervoso autônomo é um sistema eferente (tira de dentro para fora), ou seja de comando das vísceras, inconsciente, cuja inervação ou fluxo de energia sai do sistema nervoso central indo em direção à periferia.

Porém o que ocorre com os chacras é que, com exceção do coronário, eles estão ligados a órgãos emissores de energia do corpo. Por exemplo o chacra gástrico recebe a energia do corpo, mas para enviar diretamente a energia para o corpo ele não consegue, porque está ligado a um sistema eferente, aquele em que a energia sai do corpo. Então, no caso do chacra gástrico, ele recebe a energia do corpo e, pelo perispírito, manda até o coronário. Quando essa energia chega no chacra coronário; ao qual a pineal está ligada, e executa a função de um órgão receptor e sensitivo, ela é captada e recebida.

Um outro exemplo; o coração é um órgão inervado pelo sistema nervoso autônomo, ou seja, irradia energia. O chacra cardíaco capta energia do coração, e o perispírito manda para o coronário onde a pineal capta energia e entra no corpo. Os olhos captam energia. O estômago emite, porque a inervação do estômago vem do sistema nervoso central, e a energia vem do centro para a periferia. A tireóide, ligada ao chacra laríngeo é um órgão emissor não é sensitivo ; produz hormônio, emite, mas não capta. Isto é uma questão fundamental porque, se você usa o chacra gástrico e não ativa o coronário, o chacra gástrico refunde para ele.

Todos os chacras estão ligados a órgãos emissores; o estômago por exemplo, produz o ácido clorídrico. Ele é inervado pelo sistema nervoso autônomo, que leva a energia do sistema central para o periférico, Então na verdade, esses chacras recebem energia; aí o único chacra que emite energia para o corpo é o coronário, porque está ligado à pineal e ela capta a energia.

Se mandar a energia para o gástrico ele não capta. O que acontece então é o seguinte: A energia sai do corpo e vai do gástrico até o coronário, e de lá volta para o corpo. Quando o coronário não é ativado, não há volta de energia e começa a haver uma hipertrofia do chacra. Isso é auto-obsessão. Só quando ativamos o coronário é que há uma ciclagem.

Parte da Entrevista para a revista  Espiritismo & Ciência Especial  Espiritismo & Medicina - nº 17 -

PLEXOS NERVOSOS

 

 

 

Caixas de ligação nervosa = os plexos

        Um plexo nervoso é uma rede de nervos entrecruzados semelhante a uma caixa de distribuição eléctrica numa casa. No tronco do corpo existem quatro plexos nervosos. 

  • O plexo cervical leva as ligações nervosas à cabeça, ao pescoço e ao ombro. 

  • O plexo braquial leva ao peito, ao ombro, ao braço, ao antebraço e à mão. 

  • O plexo lombar leva às costas, ao abdómen, à virilha, à coxa, ao joelho e à perna. 

  • O plexo sagrado leva à pelve, às nádegas, aos órgãos sexuais, à coxa, à perna e ao pé. 

Devido à interligação dos plexos lombar e sagrado, por vezes são designados como o plexo lombossagrado. Os nervos intercostais estão localizados entre as costelas.

 

Fonte:

http://www.guia.heu.nom.br/plexos_nervosos.html

Chacra Coronário  - Correlação física: Glândula Pineal (Epífese) - Localizado no Topo da cabeça
Chacra frontal  - Correlação física: Glândula Pituitária (Hipófese) - Localizado entre os olhos (Fronte)
Chacra Laríngeo  - Correlação física: Glândula Tireóide e Paratireóide - Localizado na Garganta
Chacra cardíaco  - Correlação física: Glândula Timo - Localizado no Centro do Peito
Chacra Umbilical  - Correlação física: Pâncreas - Localizado no Umbigo
Chacra Sexual  - Correlação física: Testículo Masculino ou Ovário Feminino - Localizado no no Baixo Ventre
Chacra Básico  - Correlação física: Supra Renais - Localizado na base da coluna.
Chacra esplênico  - Correlação física: Não possui glândula mas é responsável pela energização do Baço - é um chacra Secundário

AUTO-OBSESSÃO

        Neste caso o Ser é responsável por todos os sinais e sintomas que apresenta, considerando ser ele o mentor intelectual de todos os seus equívocos, passados e presentes. Assim sendo, em dado momento da vida, começa a tomar consciência dos fatos e a partir daí exercita-se em culpas, que geram cobranças. Então teremos os conflitos interiores, com os pensamentos fixado em alguma coisa, tanto em vigília como em desdobramento. Após a instalação do quadro, caminha com desinteresse total pela vida, isola-se e apresenta baixas vibrações em seu campo eletromagnético, permitindo a partir deste momento a afinização com irmãos em grandes desequilíbrios, grandes cobradores, evoluindo assim com graves quadros específicos que se enquadram nas doenças nervosas e mentais. 
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/obsessao/refletindo-sobre.html

 

 

Anterior

Próximo

Voltar - Compilado por Beraldo Lopes Figueiredo   - Voltar ao Menu  

Página Principal